
Exemplos design de sucesso
Exemplos design de sucesso: Acredito que esse é um dos ditados mais defasados do mundo e, na era da informação e da economia da atenção, essa frase leva muitas micro e pequenas empresas para o caminho errado.
Mas por que todos julgam produtos pelo que veem?Muito simples, não há tempo o bastante para ver tudo! Em um ótimo livro chamado “O paradoxo da escolha”, o Dr. Barry Schwartz e sua colega analisam o comportamento e tomada de decisão do consumidor frente uma grande quantidade de opções. Suas conclusões são que, em um supermercado local que oferece 230 tipos de sopa diferentes, 175 molhos de salada e 6,5 milhões de combinações para montar o seu próprio equipamento de som, o ser humano fica paralisado, muitas vezes deixa de comprar e, pior de tudo, ainda fica insatisfeito com sua escolha, pois sempre se questiona se o produto que estava ao lado não seria melhor. Ele viu que um produto extremamente inovador na forma como se apresenta tem muito mais chances de dar certo porque consegue o que é mais valioso e difícil de conseguir hoje em dia de um possível cliente: atenção.
Vemos muitos micro e pequenos empresários que dizem que só o que importa é a qualidade do produto, mas isso não é verdade! Você precisa atrair o consumidor, convencê-lo a comprar, provar e espalhar as boas novas (isso sem você estar lá!).
Agora que explicamos a “teoria”, vamos abrir nossas cabeças com os exemplos na prática!
1. Ice Coffee – Nescafé
O mérito dessa embalagem foi fazer com que ela fosse útil para armazenar e usar o produto. Lição número 1 dos cases é: quando possível, dê tanto valor a sua embalagem que ela se tornará uma ferramenta e não um descarte imediatamente.
2. Ice Cream bobblers
Baseado no que conhecemos de crianças, será que influencia na sua vontade de comprar o sorvete saber que ele se tornará um brinquedo? Esse é mais um ótimo exemplo de embalagem que vira outra coisa depois.
3. Embalagem de Pistache
Meu relacionamento com essa embalagem foi de amor à primeira vista. Eu sempre sujo minha mesa com casquinha de pistache e esse designer conseguiu, com uma solução simples e inteligente, botar um lixo embutido no produto. Comentário de engenheiro: a embalagem ainda está num formato que propicia sua estocagem e transporte!
4. Água com gosto da Fresh and Easy
Confesso que o conceito de água com gosto de outro líquido não me atrai, mas essa embalagem refresca só de olhar! Um belo exemplo de design simplificando nossa vida e tornando-a mais bonita. Não é preciso muita coisa escrita quando uma imagem fala tudo.
5. Chá Hanger
As embalagens de bebidas (em especial de chás) são muito criativas. Essa aqui é muito inovadora e, novamente, não apenas bonitinha. Hanger (o nome da empresa) em inglês é a palavra “cabide” e olhe abaixo o que se faz com cada um deles:
6. Panasonic
Olhando de longe não é tão fácil dizer, mas aquela nota musical ali no meio é um fone. Essa foi outra sacada genial!
7. Leite
Esse é o melhor exemplo que encontramos para mostrar a diferença que faz um produto diferente na gôndola. Os outros leites perto desse parecem até sujos.
8. Caixas de Suco
Esses sucos são geniais na sua forma e cores vivas! Muito bom!!
9. Spaghetti de Nova Iorque
Nada melhor do que retratar sua cidade com um de seus cartões postais. Essa embalagem de spaghetti é memorável! Agora, convenhamos que o desafio é achar uma panela para cozinhar esse macarrão inteiro.
10. Sucos do Bem
Essa empresa jovem e brasileira tem uma proposta muito boa de fazer produtos naturais e, literalmente, “do bem”. Suas embalagens tem como maior força a informalidade, forma como se comunicam com o cliente e imagens memoráveis, como o mate de galão à nossa esquerda. Vale a pena pegar um produto no supermercado e ler tudo!
As 3 lições que aprendemos das 10 embalagens
1. Diga apenas o mínimo e o mais importante. Assim como escrevendo no seu próprio site, você é o responsável por guiar o seu cliente e fazer ele ler o que é importante na hora certa!
2. Entenda o seu público e comunique o que ele quer ouvir, não o que você quer falar.
3. Faça o seu rótulo, etiqueta ou embalagem transbordar com a personalidade e o conceito da sua marca, e, quando possível, faça com que ela seja mais do que uma embalagem.
Salvar
Salvar